top of page

TERAPIAS NATURAIS

aromaterapia

    Desde a antiguidade, a aromaterapia e os óleos essenciais são utilizados pelo seu efeito benéfico tanto para o corpo como para o espírito. Seu uso é conhecido pelo homem desde 5000 A.C., sendo considerado pelos egípcios como sendo “mais valioso que o ouro ou a prata”.
   A Naturologia utiliza a aromaterapia de forma holística, pois seus tratamentos visam beneficiar, através das sensações, o corpo, as emoções e a mente. O poder dos óleos essenciais pode ser experimentado através de banhos, massagens, inalações e até mesmo difundido em ambientes. Em seu vasto campo de atuação na consciência humana, alguns tratamentos já são consagrados, como auxiliar na regulação do apetite, tratar distúrbios do sono, ansiedade, problemas de auto-estima, timidez, medos, problemas circulatórios, relaxamento profundo de tensões, tristeza e apatia, bem como auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.
   Cada óleo essencial é rico em informações que servirão como estímulo, podendo despertar a coragem, a sensualidade, a noção dos limites, a sensibilidade ou abertura para as relações com outras pessoas, o perdão, o equilíbrio entre razão e emoção, a alegria de viver, a flexibilidade e adaptabilidade, criatividade e muitas
outras qualidades.

cromo-1536x584.jpg

CROMOTERAPIA

    A Cromoterapia é uma prática natural muito antiga, praticada desde o Antigo Egito. Utilizando-se da radiação gerada a partir do comprimento de onda e da freqüência vibracional das sete cores fracionadas da luz solar, ela trabalha com a fotoestimulação nas células do corpo humano. É uma das práticas de efeito mais rápido e intenso. Embora seja mais antiga que a Medicina Tradicional Chinesa, atualmente seu uso também é associado aos pontos de acupuntura em alguns tratamentos, é o que chamamos de Cromopuntura (aplicação pontual de um determinado comprimento de onda com uma caneta de Cromoterapia).

alto-angulo-do-conceito-de-medicina-natural_edited.jpg

FLORAIS DE BACH

     Desenvolvidos na década de 1930 pelo médico inglês Dr. Edward Bach, os Florais resgatam virtudes intrínsecas ao ser humano perdidas por conta das intempéries da vida, promovendo harmonia, integração, individuação e integridade.

     A terapia com os florais é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências que ajudam a reequilibrar as emoções e estados mentais que estão causando sofrimento para a pessoa. Cada essência floral possui uma função específica, que atua sobre o emocional, reequilibrando-o.

     Os florais de Bach devem ser utilizados como complemento ao tratamento médico convencional e não devem substituir as orientações do médico, especialmente se estiverem sendo utilizados sem supervisão de um terapeuta floral. Procure sempre orientação profissional.

     Exemplos em que a terapia floral pode auxiliar no tratamento médico ou prevenir estados de sofrimento:

  • Ansiedade.

  • Depressão.

  • Falta de disposição.

  • Baixa autoestima e autoconfiança.

  • Timidez.

  • Excesso de cobrança sobre si próprio, que leva ao perfeccionismo extremo.

  • Quaisquer situações que tragam algum tipo de emoção ou sentimento que impeça a pessoa de levar uma vida normal (síndrome do pânico, por exemplo).

  • A terapia com florais atua sobre o emocional, o “estado de espírito” da pessoa, e não sobre a doença em si.

     Vale lembrar que não existe um Floral de Bach para ansiedade, outro para tristeza ou timidez, etc. Seria ótimo, mas não funciona assim. Esses estados são vivenciados de forma única por cada pessoa e cabe ao terapeuta floral indicar uma ou mais flores de acordo com cada caso. Os florais não devem substituir as orientações do seu médico.

arteterapia

    Empregando-se da linguagem universal e inalienável dos símbolos e arquétipos, a Arteterapia utiliza mandalas, pinturas, desenhos, recortes, colagens, dobraduras, mosaicos, esculturas, autorretratos, sucata e muitos outros para se expressar o que não pode ser expresso por outros meios. Ainda que a importância da Arte como recurso expressivo seja clara na cultura humana desde os tempos antigos, a Arteterapia como um campo de conhecimento com corpo teórico definido só se desenvolveu após a Segunda Guerra Mundial, sendo atualmente utilizada por vários profissionais como ferramenta de acesso a conteúdos inconscientes.

fitoterapia

    As plantas medicinais vêm sendo utilizadas pelo homem ao longo de toda a história da humanidade no tratamento e cura de enfermidades. É uma prática que nasceu provavelmente na pré-história, quando, a partir da observação do comportamento dos animais na cura de suas feridas e doenças, os homens descobriram as propriedades curativas das plantas e começaram a utilizá-las, levando ao acúmulo de conhecimentos empíricos que foram passados de geração para geração (FERRO, 2006).
     As plantas medicinais possuem princípios ativos, ou seja, compostos químicos produzidos durante o metabolismo da planta, que lhe conferem a ação terapêutica (WAGNER e WISENAUER, 2006). Há diversas formas de utilização, que dependem da parte do vegetal a ser utilizada, do tipo de efeito desejado e da enfermidade a ser tratada (NA). As plantas medicinais podem ser utilizadas sob a forma de infusão, decocção, maceração, tintura, extratos fluido, mole ou seco, pomadas, cremes, xaropes, inalação, cataplasma, compressa, gargarejo ou bochecho (WAGNER e WISENAUER, 2006).

bottom of page